Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Quer Sucesso na Carreira? Defina suas metas de curto e longo prazo agora

Faça um plano de carreira sólido mas flexível

Se você está se esforçando para ter sucesso na carreira, ter um roteiro claro será útil. Veja como e por que definir metas de curto e longo prazo tornará sua jornada profissional mais calculada e tangível.

Definição de metas. Um termo que provavelmente teria sido ouvido em vários estágios de sua vida. Na verdade, você deve ter sido apresentado a ele desde os anos de escolaridade, quando seu professor o fez definir metas para o tipo de nota que deseja alcançar nos próximos exames. 

Avançando para hoje, o termo é usado por quase todo mundo que você conhece: seu planejador financeiro, instrutor de fitness, amigos e até mesmo seu chefe, apenas para citar alguns. Não há como negar. Na busca pelo sucesso, o estabelecimento de metas é uma parte importante do processo. 

Sucesso na carreira? Estabeleça metas, por favor

Portanto, se você deseja sucesso na carreira, estabelecer metas deve ser uma parte importante do processo de planejamento de sua carreira. Isso significa definir seus objetivos e criar uma estratégia para alcançá-los. Claro, é mais fácil falar do que fazer, especialmente se você ainda não sabe como chegar lá.

Por exemplo, como você passou de designer gráfico em uma pequena agência de publicidade a diretor criativo de uma empresa criativa multinacional nos próximos 10 anos? 

Insira seu plano de ação de carreira. Parece complicado? Não se preocupe, é basicamente apenas uma lista de coisas acionáveis ​​que irão aproximá-lo de onde você se imagina durante um período específico. 

O longo e o curto de definir metas de carreira

O plano de ação de carreira não consiste em uma única ação, mas em uma lista de ações ou metas que você precisa alcançar antes de alcançar o sucesso profissional que você imaginou. 

Pense nesses objetivos como pontos em um mapa entre você e seu alvo. Agora, é impossível você alcançar todos esses pontos ao mesmo tempo! Portanto, é melhor categorizá-los em objetivos de curto e longo prazo. 

O primeiro é aquele que você pode alcançar em um curto espaço de tempo como comprar diploma e o segundo, em um período de tempo mais longo.

Quão curto é curto e quanto longo é longo?

A principal diferença entre metas de curto e longo prazo é autoexplicativa – a duração necessária para alcançá-las. O primeiro refere-se a realizações que levam menos tempo para serem alcançadas, geralmente em torno de três meses a três anos, enquanto o segundo geralmente é concluído em três a cinco anos ou mais. 

No entanto, os prazos mencionados devem ser tomados apenas como uma diretriz geral. O que é considerado curto ou longo prazo pode diferir com base nas circunstâncias. A maioria acharia um plano de cinco ou dez anos a norma, enquanto alguns planejariam uma pista ainda mais longa, abrangendo 10, 20 ou até 50 anos! 

Exemplos de metas de carreira de curto e longo prazo

Embora difiram em duração, metas de curto e longo prazo não são diferentes umas das outras. Muitas vezes, as metas de curto prazo como compra diploma superior são definidas para apoiar as de longo prazo. 

Por exemplo, se um de seus objetivos de longo prazo é ser um profissional de marketing digital certificado como um caminho para o cargo de diretor de marketing, seu objetivo de curto prazo para isso pode ser fazer cursos de meio período em marketing digital para fortalecer seu conhecimento neste domínio.

A tabela abaixo ilustra a relação entre metas de curto e longo prazo:

Ótimo, então como faço para definir metas?

Planejar e alcançar seus objetivos de longo prazo pode ser desafiador, mas recompensador. Permanecer otimista, mas pragmático, ajudará muito a alcançar seus objetivos. De acordo com a Dra. Tracie Lazaroo, psicóloga clínica do Inner Light , um centro que oferece serviços de psicologia clínica e terapia em Cingapura: 

“Quando os incrementos de mudança são muito desafiadores para a pessoa, a probabilidade de falha aumenta. Algumas razões comuns são estabelecer metas irrealistas ou subestimar a quantidade de compromisso e tempo necessários para fazer mudanças habituais ou de estilo de vida”.

Aqui estão algumas dicas de orientação para ajudá-lo a definir metas de carreira de longo e curto prazo.

Objetivos de carreira a longo prazo

1. Visualize sua direção de carreira

Sem dúvida, muitas coisas podem mudar ao longo de sua jornada profissional. No entanto, é bom ter uma ideia de onde você poderá estar daqui a 10 ou até 20 anos. Você se vê em um papel de liderança? Você é bom em trabalhar longas horas? Você está preparado para o que é preciso para chegar lá? 

Se você puder visualizar seu futuro, pelo menos será capaz de ter uma imagem mental de como se encaixaria nele.

2. Comece com o objetivo em mente

Ao definir metas de longo prazo, comece com o objetivo em mente e trabalhe de trás para frente. De acordo com a Franklin Covey , empresa global especializada em melhoria de desempenho para organizações, você pode definir o que pretende alcançar em 10 anos e trabalhar de trás para frente. 

Definir claramente o plano de carreira pode ajudá-lo a ver o quadro geral de todas as conquistas de curto prazo que você precisará verificar em sua lista antes de atingir as metas de carreira de longo prazo.

3. Divida grandes objetivos em pedaços pequenos

Como metas de longo prazo podem levar anos para serem alcançadas, dividir seu progresso em termos mensais pode mantê-lo focado. É importante verificar com você mesmo mensalmente e reconhecer seus pequenos sucessos. 

Se houver algo que não saiu conforme o planejado, adapte-se para fazer as mudanças necessárias.

“Não atingir nossos objetivos pode não ser bom, mas você pode mitigar isso sendo menos crítico consigo mesmo e permanecendo objetivo sobre o que deu errado e como decisões específicas podem ter impactado o resultado”, disse o Dr. Tracie.

4. Certifique-se de que seus objetivos sejam objetivos SMART

Metas SMART são objetivos para os quais você trabalha com ações claras e mensuráveis ​​e dentro de um prazo específico. Eles ajudam você a concentrar sua energia e aumentar suas chances de alcançar seus objetivos.

SMART significa Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-based. A sinergia desses cinco elementos o ajudará a criar metas claras, realistas e rastreáveis ​​para o sucesso na carreira.

Faça um plano de carreira sólido, mas flexível

Fazer um plano de carreira sólido e estabelecer metas desde o início é fundamental para seguir e alcançar seus objetivos com sucesso. Ao criar metas, lembre-se de que seu caminho pode mudar, portanto, é vital manter-se flexível e adaptar-se às mudanças à medida que elas surgem. 

Ao acompanhar o progresso e fazer as alterações necessárias, isso o ajudará a manter a motivação necessária para atingir seus objetivos.