Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Estudo em casa: 9 séries e filmes para aprender maratonando

séries e filmes para aprender maratonando
séries e filmes para aprender maratonando

Filmes e séries são um ótimo passatempo para os momentos livres. Mas o que as pessoas não percebem é que podemos aprender muito com o audiovisual

Com a correria do dia a dia, tudo que uma pessoa quer fazer ao chegar em casa é descansar. No entanto, para quem está começando a vida adulta, por vezes, isso se torna pouco possível. 

Cuidar dos filhos, da casa, se estiver de mudança então, escolher móveis, modelos de eletrodomésticos, modelos de smart tv, utensílios domésticos, etc. Além de tudo isso, muitas pessoas estudam para o vestibular ou querem voltar a estudar algum assunto específico. No entanto, sabia que dá para juntar entretenimento e lazer com o estudo?

O audiovisual possui obras de diversos gêneros e, com isso, diversos filmes e séries são baseados em fatos reais, com pesquisas extensas e entrevistas com profissionais, a fim de trazer informações reais com o entretenimento. Aqui estão algumas dicas dessas obras.

Sankofa – A África que te Habita

Essa é para os amantes da História e para quem gostaria de conhecer um pouco sobre a cultura africana. O Brasil é um país mestiço entre indígenas, africanos e europeus e, por vezes, a cultura indígena e africana são apagadas da história. Essa série de 10 episódios, disponível na Netflix, resgata alguns aspectos da África e como ela impacta nossa vida atualmente.

Guerras do Brasil.doc

A História do Brasil, por vezes, é passada rapidamente nos livros didáticos. Essa série documental da Netflix conta a narrativa de cinco guerras que o Brasil teve em sua jornada e seu impacto na sociedade.

Bastardos Inglórios

A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais conhecidos e dolorosos na História Geral. O filme, disponível no Prime Video, Star+ e Globoplay, conta a história de um grupo antinazista que lutava para derrotar os soldados de Hitler e acabar com o regime autoritário da época.

Getúlio

A obra retrata os últimos dias do presidente Getúlio Vargas antes de seu suicídio, bem como a crise que sucedeu no fim do seu mandato. É um dos filmes mais assistidos entre os estudantes da escola e de História, disponível na Netflix.

O Jogo da Imitação

A Segunda Guerra Mundial contou com várias táticas para chegar ao seu fim. Um deles foi a tecnologia inventada por Alan Turing, que contribuiu grandemente para a derrota do nazismo. Mais tarde, a tecnologia seria chamada de computador, porém seu inventor foi punido por sua orientação sexual e lembrado somente anos mais tarde. A obra está disponível no Prime Video e no HBO Max.

O Menino do Pijama Listrado

Um dos clássicos da Segunda Guerra, esse filme é conhecido por levar seus espectadores às lágrimas ao contar a história de um menino judeu e um alemão que se tornam amigos e conversam na cerca de um campo de concentração. O filme também mostra a forma que o nazismo retratou o regime na mídia para o mundo, inclusive para os próprios alemães. 

Procurando Nemo

Uma das mais famosas animações da Disney, conta a história de um peixe-palhaço que se perde no oceano e traz a figura do pai em sua busca por todo o canto marítimo. O filme retrata diversas espécies da fauna marinha, por isso, é recomendado por professores de Biologia. Além disso, pode ser uma forma de inspiração para uma redação, seguindo as técnicas de contação de história. A obra pode ser encontrada no Disney+.

Sociedade dos Poetas Mortos

Para quem gosta de Literatura, esse é o filme certo para você. A história conta sobre um grupo de estudantes de um colégio interno apaixonado por literatura e, com ajuda de um professor, criam a Sociedade dos Poetas Mortos, onde se reúnem para relembrar textos literários de autores conhecidos, desconhecidos e esquecidos. Você pode encontrar o filme na plataforma do Star+.

The Post – A Guerra Secreta

As guerras do mundo é um tópico que é abordado frequentemente em provas e vestibulares. The Post aborda a apuração jornalística da Guerra do Vietnã, um dos escândalos do governo estadunidense. Além disso, o filme fala sobre a liberdade de imprensa e como, por vezes, ela é ferida pelo sistema. Com protagonismo de Meryl Streep, o filme está disponível no Star+.