Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

O que saber antes de fazer doações a instituições de proteção animal?

O que saber antes de fazer doações a instituições de proteção animal?

Veja como fazer a diferença na vida dos nossos anjinhos de quatro patas

Quem nunca se deparou com um animalzinho abandonado e pensou imediatamente em levá-lo para casa? Sim, existem muitas histórias de amor em que o humano encontra o gato ou o cachorrinho perfeitos na rua, e assim vivem felizes para sempre. Mas, infelizmente, não é todo mundo que pode levar esses anjinhos para casa. 

Por esse motivo, as ONGs resgatam esses animais que ainda não encontraram seus humanos. Como, na maioria das vezes, esses lugares vivem de trabalho voluntário, toda ajuda é bem-vinda. Logo, doar aquele pacote de ração para gatos ou cachorros pode parecer um ato simples para você, mas com toda a certeza é essencial para as ONGs. 

Claro, existem muitas maneiras de ajudar aqueles que tanto ajudam nossos anjinhos de quatro patas. A melhor maneira é, sim, levando um desses bichinhos para casa. Mas nem sempre é possível. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você, que deseja fazer a diferença, saber por onde começar. 

O que é uma ONG de adoção de animais?

Vamos com calma. Antes de começar a dizer como você pode ajudar essas instituições, vamos primeiro entender o significado de uma ONG. A sigla significa Organização Não Governamental. Sem fins lucrativos, todo o trabalho dessas instituições é realizado também sem nenhum tipo de ajuda do governo. Em razão disso, a maioria das pessoas que trabalham com esses projetos atuam de maneira voluntária. 

Existem muitos tipos de ONGs que realizam diversos trabalhos para a comunidade. São justamente as ONGs de adoção de animais que se responsabilizam pelo resgate das ruas ou casos de maus-tratos, controle de natalidade, vacinas, entre outros benefícios para os animais. 

Quais as atividades realizadas?

O trabalho mais frequente e talvez um dos mais importantes realizados por essas instituições é o resgate de animais em situação de rua, maus-tratos ou abandono. As ONGs ficam responsáveis por monitorar e verificar as denúncias. Realizam a retirada dos animais dessa situação, e em muitos casos é necessário até mesmo realizar atendimento veterinário ou cirurgias. 

Outra ação importante que as ONGs realizam é a castração desses animais. A castração, além de ajudar no controle de natalidade, traz também diversos benefícios para a saúde do animal. Assim, as ONGs primeiro realizam esse procedimento e depois colocam o animalzinho para adoção. Essa é uma medida preventiva para ajudar a reduzir a população de animais que possam acabar nas ruas. 

Qual a melhor maneira de fazer a diferença? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente são mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Apenas com esse número, é bastante claro que toda ajuda, principalmente através dos trabalhos voluntários ou doações financeiras, é muito bem-vinda. São mais de 370 ONGs de animais espalhadas pelo país precisando de ajuda. Bora entender um pouco mais como ajudar? 

  1. Doações 

Uma excelente maneira de ajudar as ONGs é por meio de doações financeiras. Afinal, essas instituições não contam com verbas governamentais e não possuem fins lucrativos. Ou seja, se sustentam justamente com doações.  

Há ONGs que aceitam outras formas de doações, como, por exemplo: brinquedos, rações, remédios, produtos para o dia a dia, entre outros. Tudo o que chega do coração é muito bem aceito. 

  1. Apadrinhamento de pets 

Nem sempre podemos levar algum animalzinho para nossa casa, seja por espaço ou outros motivos. Às vezes, não é possível se tornar mãe ou pai daquele bichinho. Mas calma, gostou muito do animalzinho e deseja ajudá-lo? Você pode se tornar o padrinho ou madrinha de um pet. 

Apadrinhar um gato ou um cachorrinho nada mais é do que ser o responsável pelos custos mensais ou anuais desse animal. Dessa forma, você poderá dar a ele todo o conforto possível naquele momento. Para que uma adoção aconteça, é necessário ter estrutura, e talvez ser padrinho ou madrinha pode ser a sua melhor maneira de ajudá-lo. 

  1. Lar temporário 

Infelizmente, a maioria das ONGs passam pelo processo de superlotação. Justamente por esse motivo, não conseguem resgatar todos os animais que precisam de ajuda. Com isso, os lares temporários podem ser a solução para que eles saiam das ruas até o momento de encontrarem uma nova família. 

  1. Vaquinhas 

Quer ajudar financeiramente, mas a grana está curta? Você pode montar vaquinhas on-line ou em sua cidade para arrecadar fundos para a entidade que deseja tanto ajudar. A vaquinha on-line vem sendo uma excelente alternativa. Ela pode ser facilmente compartilhada e atingir muitas pessoas que, assim como você, desejam ajudar.